Câncer de próstata sintomas: saiba como identificar a doença

Câncer de próstata sintomas: saiba como identificar a doença
5 (100%) 1 vote

O câncer de próstata é uma das doenças mais comentadas atualmente, pois pode afetar homens em diferentes situações da vida. Por isso é fundamental se atentar ao assunto: câncer de próstata sintomas.

É comum que os homens ouçam falar dessa doença, mas infelizmente poucos se atentam aos sinais emitidos pelo corpo para dizer que alguma coisa está errada.

Ao pesquisar o termo câncer de próstata sintomas na internet, você se verá diante de uma série de respostas e teorias, mas a verdade é que nem todas são realmente verídicas. Por isso separamos algumas informações que vão esclarecer quais são os sintomas do câncer de próstata, e como você pode identificar essa doença.

câncer de próstata sintomas

Saiba mais sobre Câncer de próstata sintomas

Essa é uma doença que se manifesta inicialmente de forma muito silenciosa. É quase impossível identificar a ocorrência de um câncer de próstata sem a devida realização de um exame clínico. Por isso mesmo é fundamental que você faça visitas frequentes ao médico para que acompanhe a sua saúde.

Diabetes causa impotência

Em estágio mais avançado, no entanto, é possível perceber alguns sintomas do câncer de próstata.

  • Micção frequente:

Homens com essa doença em estágio razoável podem apresentar um quadro de aumento da micção, que é aquela urina que sai de repente, e de maneira geralmente involuntária.

  • Pouco xixi, ou urina interrompida:

Outro sintoma comumente relatado por pacientes é o pouco volume de urina, apesar da frequência na vontade de ir ao banheiro. Além disso, ocorrem interrupções abruptas do fluxo urinário.

  • Vontade de fazer xixi à noite:

A vontade constante de ir ao banheiro, inclusive durante a noite, também é um sinal preocupante. Se você perceber o surgimento repentino desse comportamento, procure um médico.

  • Disfunção erétil:

Outro sintoma do câncer de próstata que pode ser identificado é uma repetição de caso de disfunção erétil, ou seja, falta de ereção peniana na hora das relações sexuais.

  • Dores:

É comum também o surgimento de dores nos quadris, costas, coxas, ombros ou outros ossos.

  • Dormência nas pernas e nos pés:

A sensação de dormência ou formigamento nas pernas e nos pés, ou uma fraqueza nesses membros também são sintomas que podem estar relacionados ao câncer de próstata.

sintomas do câncer de próstata

Então, se eu sentir alguns desses sintomas, estou com câncer de próstata?

Embora esses sintomas sejam relatados por pacientes com câncer de próstata, eles podem também ter relação com diversos outros quadros, como infecção urinária ou hiperplasia prostática benigna (HBP).

A única maneira segura e eficiente de chegar a um diagnóstico é visitando o seu médico e informando a ele os sintomas.

O câncer de próstata ainda acomete muitos homens, e devido a preconceitos e receios relacionados ao exame clínico, muitos não buscam ajuda. Mas essa é uma doença que pode ser curada quando devidamente trada, e por isso você não deve temer o diagnóstico.

Saiba tudo sobre Prevenção do câncer de Próstata

Para se ter uma ideia do número estrondoso de ocorrências, esse é o segundo câncer mais comum no Brasil, e o sexto mais comum no mundo. Com isso é possível encontrar muitos casos de homens que ficaram completamente curados, ou conviveram com a doença durante muitos anos.

A evolução médica e tecnológica é uma grande aliada ao combate a esse e outros tipos de doença, mas a conscientização dos grupos de risco é o ponto mais importante para que o tratamento seja um sucesso, e os pacientes encontrem de fato a cura.

Por isso, se você chegou a esse artigo em busca de informações sobre câncer de próstata sintomas, leia com atenção e identifique os pontos que salientamos aqui, mas não deixe que essa pesquisa substitua a sua visita a um médico qualificado.

Confira mais artigos como esse clicando aqui

Deixe seu Comentário