Diferença entre Andrologia e Urologia

Diferença entre Andrologia e Urologia
5 (100%) 11 votes

Qualquer desordem ou doença urológica pode afetar a vida diária de um indivíduo de forma séria. Qualquer doença que afeta esse sistema ou prejudique sua habilidade, em última análise, se torna um problema que pode até mesmo ameaçar a vida. Portanto, é importante se cuidar e conhecer a diferença entre Andrologia e Urologia para se manter bem informado.

Especialistas estão plenamente conscientes das muitas barreiras psicológicas que impedem a maioria dos pacientes de expressar suas preocupações e buscar tratamento. Isso impede cuidados importantes à saúde de serem tomados.

Suas habilidades e experiência em lidar cuidadosamente com essas circunstâncias permitem que eles aliviem as preocupações do paciente, o que, por sua vez, permite aos pacientes o benefício da detecção precoce através da busca por ajuda médica.

Saiba Mais Sobre: Obesidade e o sexo

Essa área engloba conhecimentos especializados em todas as subespecialidades de cuidados urológicos e andrológicos e emprega modalidades de gestão que incluem abordagens médicas e cirúrgicas para doenças sérias que vão desde doenças da próstata até disfunções sexuais.

Qual é a diferença entre Andrologia e Urologia?

 Um andrologista é um urologista especializado no sistema reprodutor masculino. Por isso, a diferença entre Andrologia e Urologia é bastante pontual. O andrologista recebe essa especialização após a faculdade de medicina, residência e certificação como urologista.

Como o andrologista também é urologista, ele também pode tratá-lo por problemas relacionados à sua bexiga ou a outros órgãos envolvidos com a micção. Os andrologistas também realizam regularmente cirurgias como vasectomias.

Como aumentar a libido de forma natural?

Infertilidade masculina: analisado por ambos os médicos

Um andrologista normalmente realizará um exame para determinar a possível causa de sua infertilidade e trabalhará para encontrar uma solução para o problema. Nesse aspecto, a diferença entre Andrologia e Urologia é pouca, mas existe.

Além disso, este médico trata a impotência masculina, a disfunção erétil, a ejaculação precoce e outros problemas sexuais relacionados a homens. Um andrologista tem mais experiência do que a maioria dos outros médicos em relação ao sistema reprodutor masculino.

Já um urologista tratará doenças ou lesões relacionadas ao sistema urinário de ambos os sexos. Os urologistas também costumam ter especialidades como urologia pediátrica, neurourerologia, transplante renal ou oncologia urológica. Um urologista trata condições como incontinência urinária, micção frequente e anormalidades congênitas.

5 dicas para a relação sexual durar mais tempo

Além disso, os urologistas tratam doenças malignas da próstata, testiculares e de bexiga ou cânceres. Os transtornos urinários também podem indicar outras condições médicas subjacentes, como diabetes, acidente vascular cerebral ou problemas neurológicos e de próstata; um urologista pode ajudar a diagnosticar esses distúrbios.

Conclusão

O tremendo progresso na pesquisa básica e clínica nos últimos anos levou a uma grande melhora na compreensão da função reprodutiva masculina. A andrologia, o ramo da medicina que trata exclusivamente de distúrbios do sistema reprodutor masculino, é o resultado desta pesquisa.

Assim, a andrologia é para o macho o que a ginecologia é para a fêmea. A diferença entre Andrologia e Urologia é que a urologia é uma especialidade cirúrgica que trata das doenças do trato urinário masculino e feminino e dos órgãos reprodutores masculinos.

Não é psicológico

Em mais de 90% dos casos, os distúrbios reprodutivos masculinos têm uma causa orgânica (corporal) que pode ser diagnosticada e tratada com sucesso – às vezes com medicação, outras vezes com dispositivos externos ou com cirurgia.

A terapia do sexo, em contradição com a andrologia, trata apenas a minoria restante com problemas puramente psicológicos. A tendência anterior de rotular a maioria dos problemas reprodutivos masculinos psicológicos foi o resultado da ignorância na própria profissão médica.

Conhecendo a diferença entre Andrologia e Urologia, você pode buscar o auxílio certo para você caso necessite, sendo essencial consultar sempre o seu médico em qualquer caso de dúvida!

Clique aqui e conheça mais artigos como esse

Deixe seu Comentário