Mitos e verdades sobre vasectomia

Mitos e verdades sobre vasectomia
5 (100%) 1 vote

Você provavelmente já ouviu falar de uma série de mitos e verdades sobre vasectomia, certo? Essa cirurgia acaba sendo muito comentada entre os homens porque ao mesmo tempo que gera curiosidade faz com que muitos fiquem totalmente assustados e amedrontados!

A ideia de um médico mexer no pênis, nos testículos e fazer cortes pode de fato desesperar muitos representantes da classe masculina e se você é um deles está tudo bem! Isso não é motivo para você se envergonhar ou se considerar um covarde, mas é necessário sim buscar informação!

Tipos de camisinha

É por isso que esse texto será justamente a respeito dos mitos e verdades sobre vasectomia, para que você possa compreender mais sobre procedimento que permite que você deixe de ser fértil! Vem conferir e aprender mais!

Mitos e verdades sobre vasectomia

Mitos e verdades sobre vasectomia, para você se informar e perder o medo

1 – É muito complicado de fazer

Isso é um mito, bem grande, aliás! Para você ter uma noção a vasectomia não pede internação, ou seja, uma vez que estiver terminada você pode ir para sua casa! Além disso, outro ponto favorável: a anestesia é local!

O que é feito é um corte pequeno no testículo, que permite a secção do ducto deferente, que é justamente o canal que faz com que entrem espermatozóides no sêmen do homem!

2 – Ela pode ser revertida

Entre os mitos e verdades sobre vasectomia essa afirmação talvez seja a mais discutível. Por que? Pelo seguinte motivo: sim, existe procedimento para reverter uma vasectomia realizada, mas o problema é que muitas vezes ele não dá certo.

Sendo assim, uma vez que você decidir fazer a cirurgia é importante conversar com as pessoas da sua confiança e com seu médico, que saberá te orientar da melhor forma possível!

Erros ao usar a camisinha

3 – Há uma série de contraindicações

Mito, e mito grande! Sim, há contraindicação, mas não tantas quanto você pode imaginar! Por exemplo, menores de idade não podem fazer esse procedimento, mas é meio óbvio, se formos parar para pensar.

O mesmo vale para quem tiver distúrbios psicológicos ou neurológicos. Justamente porque estamos falando de algo que talvez não se reverta é melhor que esses pacientes repensem essa decisão e considerem outras opções de contracepção!

Mitos sobre vasectomia

4 – Os espermatozóides continuam sendo produzidos

Sim! Talvez você não saiba, mas o sêmen masculino é produzido através de uma série de substâncias, não só de espermatozóides. Os espermatozóides saem do ducto deferente, e o que a cirurgia em questão faz é cortar a passagem deles!

Seu corpo certamente vai seguir produzindo-os, mas como eles não conseguem ser utilizados acabam sendo descartados por nosso organismo, ou até mesmo reabsorvidos de algum modo!

Aliás, essa afirmação pode levar a outra, que entre os mitos e verdades sobre vasectomia acaba sendo um mito: a de que o homem deixa de ejacular e deixa de ter sêmen uma vez que faz a operação. Como já comentado, espermatozóide não é o protagonista do líquido seminal, de forma alguma, então você pode ficar descansado!

Testosterona baixa: Veja quais são suas causas e como evitá-las

5 – O homem que faz vasectomia deixa de ter desejo sexual

Mito, mito, mito! O desejo sexual se relaciona com uma série de fatores, mas principalmente com os testículos masculinos, que não são retirados ou alterados pela secção do ducto deferente! Então você vai continuar tendo o mesmo nível de desejo e de libido caso faça a cirurgia e talvez isso até aumente, já que você não terá medo de engravidar a sua parceira!

Como você pode ver os mitos e verdades sobre vasectomia estão aí no imaginário popular, mas a verdade é que se trata de uma operação segura, muito funcional e que em nada prejudica a qualidade de vida masculina!

Confira aqui mais artigos como esse

Deixe seu Comentário