Saiba tudo sobre Prevenção do câncer de Próstata

Saiba tudo sobre Prevenção do câncer de Próstata
5 (100%) 1 vote

O câncer de próstata é uma das doenças mais temidas pelos homens brasileiros. Isso porque o incidente da doença tem realmente um número surpreendente no país, sendo o segundo câncer com mais ocorrências. Mas você sabe que é possível fazer a prevenção do câncer de próstata?

Embora não haja exatamente um esclarecimento sobre quais são as causas dessa doença, e muito menos um padrão exato de homens que são acometidos por ela, é possível manter uma vida com chances menores de se tornar um portador.

Então, veja a seguir como é possível fazer a prevenção do câncer de próstata, e preste atenção a todos os sintomas emitidos pelo seu corpo para identificar qualquer anomalia em sua saúde.

Prevenção do câncer de Próstata

Veja aqui como fazer a Prevenção do câncer de Próstata

Um dos fatores mais associados ao câncer de próstata é o avanço da idade, e sobre o qual, até agora, não temos nenhuma ferramenta de combate.  Mas embora as ocorrências dessa doença sejam realmente mais frequentes em homens acima do 50 anos, é possível adotar alguns hábitos preventivos.

  • Histórico familiar:

Se você possui parentes que sofrem ou sofreram desse diagnóstico, é importantíssimo que faça exames preventivos com frequência, e mantenha as visitas ao médico em dia.

Embora a hereditariedade não seja uma regra, as questões genéticas são apontadas como relacionadas aos casos de variados cânceres, e o de próstata é um deles.

  • Dieta balanceada:

Manter uma alimentação rica em fibras, frutas e verduras e evitar excessos como gorduras e açucares também é um método preventivo. Alguns vegetais possuem nutrientes e propriedades que também ajudam na prevenção.

  • Prática de exercícios físicos:

Praticar exercícios físicos com frequência é fundamental para manter o corpo, a mente e saúde em dia. Mesmo que você não queira ficar “forte”, pratique alguma coisa que lhe agrada, como natação, yoga e caminhada.

  • Controle de peso:

Os dois fatores anteriores terão como resultado uma diminuição do peso, e esse também é um ponto que auxilia na prevenção do câncer de próstata. Mantenha o seu peso sob controle.

  • Visitas frequentes ao médico:

Para atestar a eficiência desses métodos, não deixe de fazer visitas frequentes ao médico, e repita os exames referentes a esse diagnóstico. Descobrir a doença no início ainda é a melhor forma de combatê-la.

Saiba tudo sobre câncer de Próstata

Veja aqui alimentos que podem auxiliar na Prevenção do câncer de Próstata

Como você pode ver, a alimentação saudável é ponto de partida para a Prevenção do câncer de Próstata. Isso porque muitos alimentos possuem propriedades que combatem diretamente a formação de células cancerígenas.

Veja a seguir uma lista de alimentos que você pode (e deve!) adotar em sua rotina para conseguir uma melhor Prevenção do câncer de Próstata.

  • Tomate, melancia, goiaba vermelha, mamão papaia e cenoura:

Todos esses alimentos são ricos em licopeno, que atua na inibição da proliferação celular, o que combate também a ocorrência de células cancerígenas.

  • Brócolis, repolho, couve-flor, alho e cebola:

Já esses alimentos possuem uma alta taxa de suforafano, que age no corpo impedindo a ação de algumas enzimas que são responsáveis pela causa do câncer.

  • Soja, chás, frutas, vegetais em geral e linhaça:

E esse grupo é rico em fitoestrógenos, que atuam no combate a alguns hormônios masculinos relacionados a uma série de doenças que acometem exclusivamente os homens.

Adotar hábitos saudáveis só te fará bem, e você terá uma grande mudança em sua saúde e bem-estar. No entanto, nada é mais valioso do que a sua atenção aos sintomas e as consultas médicas.

A prevenção do câncer de próstata é possível, bem como o seu combate. Tenha em mente que essa não é uma doença incurável.

Confira aqui mais artigos como esse

Deixe seu Comentário