Testosterona baixa: Veja quais são suas causas e como evitá-las

Testosterona baixa: Veja quais são suas causas e como evitá-las
5 (100%) 1 vote

É preciso entender: a testosterona baixa é uma realidade com a qual vários homens precisam lidar em algum momento na vida. Não é um azar que acomete uma pequena parcela da população masculina, muito pelo contrário…

A questão é que muitos não percebem que estão sendo vítimas dessa situação, justamente porque ignoram os sintomas que estão aparecendo um após o outro. Além disso, é um problema que pode ser resolvido, só é preciso saber como.

Tipos de camisinha

Para te ajudar nós vamos apontar o que normalmente vem junto com a testosterona baixa e também vamos mostrar algumas soluções para essa questão, para que você volte a ter uma vida normal. Vem conferir!

testosterona baixa

Por que a testosterona baixa é preocupante?

Comecemos por aí. O que faz com que a queda dessa substância se torne algo a se temer no organismo masculino? A sua importância indiscutível para o mesmo, provavelmente. Esse hormônio atua em vários sistemas, interferindo principalmente…

  • Na libido;
  • Na fertilidade;
  • No ganho de massa muscular;

E olha que citamos aqui só os exemplos mais claros! Talvez agora sua dúvida seja porque do nada a testosterona baixa. Bem, pode não ser tão “do nada” assim. Um fator que normalmente gera a diminuição na produção desse hormônio é a chegada aos 30 anos!

Impotência masculina psicológica

A partir dos 40 isso se torna ainda mais palpável e há uma queda de 1% na produção desse hormônio a cada ano que se passa, o que pode incomodar, claro, mas já é em certo grau esperado.

Agora, outros vários fatores podem interferir nessa produção para além da idade! Entre os principais estão o estresse, a obesidade, o sedentarismo e a má alimentação, mas vale apontar que em muitos casos isso pode acontecer pelo uso de substâncias maléficas, como certos medicamentos, cigarro e álcool!

E o que pode acontecer quando a testosterona baixa?

Muitas consequências podem vir a partir da queda desse hormônio, e talvez você não reconheça nem a metade delas, o que é um problema, porque pode prejudicar o seu entendimento sobre o que está te prejudicando! Por isso vamos apontar a seguir alguns dos prejuízos que essa baixa hormonal pode trazer:

  • A perda da massa muscular, e também da força dos músculos é uma consequência comum;
  • A perda de densidade óssea, o que pode ser muito perigoso quando o homem estiver em uma idade mais avançada;
  • O desinteresse sexual extremo, relacionado a uma perda de libido considerável. A ereção do homem também é prejudicada;
  • A diminuição da qualidade do sêmen, e consequentemente da fertilidade do homem;
  • Uma série de quadros de mudança de humor. Vale dizer que a testosterona baixa é apontada como um dos motivos para a depressão masculina na terceira idade;
  • A dificuldade para dormir, e com a falta de descanso e de sono vem também a dificuldade para focar e para concentrar nas atividades do dia a dia;
  • Uma queda na autoconfiança, na coragem e na disposição do homem;

testosterona baixa

Como resolver o problema?

A boa notícia é que existe solução para esse quadro, e o primeiro passo que você deve dar se estiver com alguns desses sintomas é procurar um médico de confiança para conversar e buscar o diagnóstico!

Tendo a confirmação de que a testosterona está baixa é hora de começar um tratamento de reposição hormonal, afim de corrigir a deficiência e acabar com os prejuízos que o paciente está sofrendo no seu cotidiano. O tratamento pode se dar através de injeções, de adesivos e até do uso de gel!

Seja como for, como você pode ver a testosterona baixa não precisa ser a sua realidade para sempre, então se você está sofrendo com o problema acredite na cura e busque um especialista!

Confira aqui mais artigos como esse

 

Deixe seu Comentário