A relação entre testosterona e impotência sexual masculina

A relação entre testosterona e impotência sexual masculina
5 (100%) 1 vote

A testosterona é um dos hormônios mais importantes do organismo masculino. É responsável pelo o desempenho de diversas funções. Inclusive há uma relação entre a testosterona e impotência sexual masculina.

Este hormônio também é encontrado em mulheres, porém em quantidades bem menores. Enquanto os homens apresentam uma quantidade que chega a ser quinze vezes superior a encontrada nas mulheres.

Disfunção erétil tem tratamento?

Um hormônio com tanta importância possui uma grande influência também nos casos de impotência sexual masculina. Confira neste artigo qual relação entre os dois.

testosterona e impotência sexual

A quantidade de testosterona e impotência sexual

O nível de testosterona nos homens deve ficar entre as 300 e 900 nomogramas por decilitro de sangue. Abaixo deste valor é que começam a surgir diversos problemas no organismo masculino.

Naturalmente a quantidade de testosterona cai na andropausa, a partir dos 40 anos de idade, porém em alguns casos homens mais jovens podem apresentar esta queda também.

A relação entre testosterona e impotência sexual ocorre quando há essa queda na quantidade de hormônio no corpo. Para entender melhor confira quais as funções da testosterona no organismo do homem.

Tipos de camisinha

A função da testosterona

A testosterona é responsável por muita coisa no organismo do homem. Dentre as suas funções se destacam o seu papel fundamental na formação dos tecidos reprodutores, como a próstata e o testículo.

Ela também é responsável pelo desenvolvimento de outras características sexuais como o auxílio na produção de esperma, o fortalecimento das cordas vocais e o crescimento de pelos no rosto.

Outras funções da testosterona são o aumento das massas ósseas e musculares em todo o corpo masculino.

A testosterona e impotência sexual masculina

Como dito anteriormente a queda da testosterona no organismo ocasiona problemas em todas as funções que ela desempenha. Por ser um hormônio que regula a sexualidade masculina isso afeta o desempenho dos homens na cama.

Com a menor produção do hormônio o homem, consequentemente, tem a sua libido reduzida o que dificulta as suas relações sexuais. A falta de libido a baixa quantidade de hormônios para a regularização do ato sexual leva, muitas vezes, a impotência sexual.

Esse sintoma é fácil de ser percebido através das ações do homem quando o assunto é sexo. Ele não sente vontade de praticar o ato e começa a diminuir, ou não ter, as comuns ereções matinais.

Testosterona baixa: Veja quais são suas causas e como evitá-las

Além da relação entre testosterona e impotência sexual, a baixa quantidade do hormônio também ocasiona o cansaço frequente, alterações bruscas de humor, insônia e dificuldade em criar músculos.

testosterona e impotência sexual

O que fazer quando a testosterona ocasiona a impotência sexual?

Há melhor forma de reverter a situação de impotência sexual causada pelos baixos níveis de testosterona no sangue é através da reposição deste hormônio. Porém é imprescindível que isso seja realizado com o acompanhamento médico.

O primeiro passo é o diagnóstico do hipogonadismo, uma situação que ocorre quando há a baixa produção de qualquer hormônio. Isso é feito através de exames e queixas do paciente.

Porém deve se tomar cuidado ao usar testosterona para impotência sexual. Ela não é indicada para homens que ainda desejam ter filhos. Em alguns casos pode ocorrer algumas alterações hormonais que podem resultar na infertilidade.

A relação entre testosterona e impotência sexual é bem estreita. O que os homens devem saber é que há como acabar com a impotência realizando a reposição hormonal, porém existem efeitos colaterais.

O melhor caminho é sempre procurar a ajuda médica. Dessa forma você terá menos dificuldades em saber qual a melhor solução para você. A testosterona e impotência sexual são duas coisas que devem ser observadas e avaliadas com atenção.

Clique aqui e confira mais artigos como esse

Deixe seu Comentário